Palestrantes

Professor Dr. José Carlos Barbieri (FGV/SP)

Mestre e doutor em Administração pela FGV/EAESP. Foi professor em renomadas instituições de ensino superior como a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e a PUC de São Paulo. Pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) desenvolveu atividades nas áreas de Sistemas de Informações, Propriedade Industrial e Transferência de Tecnologia. Membro de diversas comissões técnicas da ABNT e do Inmetro relacionadas com gestão ambiental, responsabilidade social e gestão de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Membro de comitês editoriais de diversas revistas científicas e de comitês organizacionais de congressos científicos nacionais e internacionais. Um dos fundadores do Centro de Estudo de Gestão Empresarial e Meio Ambiente da EAESP/FGV (CEAMA) e seu coordenador até o encerramento das suas atividades em 2010. Membro do Fórum de Inovação da FGV/EAESP que tem como foco de estudo e pesquisa a organização inovadora e a inovação sustentável. Professor do Departamento de Administração da Produção e Operações da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV/EAESP-POI) desde 1992. Atua no programa de pós-graduação stricto sensu da EAESP na linha de pesquisa em Gestão de Operações e Sustentabilidade. Desenvolve pesquisas nas áreas de gestão ambiental e da inovação, participando como pesquisador e coordenador de diversos projetos de pesquisas sobre estas temáticas. Líder de Grupo de pesquisa em Gestão Ambiental Empresarial do CNPq. Pesquisador CNPq. Orientou cerca de 50 teses e dissertações. Autor e coautor de livros, capítulos de livros e artigos publicados no Brasil e em diversos países sobre desenvolvimento sustentável, gestão ambiental e gestão da inovação. Palestrante, conferencista e consultor de empresas.

Professor Dr. Marcos Antônio Martins Lima (UFC)

Possui Pós-Doutorado em GESTÃO pela Universidade Federal do RN (2016). Doutorado em EDUCAÇÃO pela Universidade Federal do Ceará (2004), Mestrado em ADMINISTRAÇÃO pela Universidade Estadual do Ceará (2000) e graduação em CIÊNCIAS ECONÔMICAS pela Universidade Federal do Ceará (1993). Atualmente é Member of the Project Management Institute - PMI, Pensilvânia, EUA. Membro da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE) e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). Avaliador capacitado do SINAES/INEP-MEC. Professor Associado na Universidade Federal do Ceará. Tem experiência nas áreas de Administração e Educação, com ênfase em Gestão, Avaliação Educacional e Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão, planejamento, recursos humanos, processos, avaliação educacional e institucional.

Professor Dr. José Ricardo Maia de Siqueira (UFRJ)

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Administração pelo Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração - COPPEAD - da UFRJ (1993) e doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: sustentabilidade, responsabilidade social, relatório social, balanço social, contabilidade e controle gerencial.

Professor Me. Masakazu Hoji (MACKENZIE)

Mestre em Ciências Contábeis e Atuarias pela PUC-SP (1995), Especialista em Administração Financeira (1998) e Bacharel em Ciências Contábeis (1995). É consultor empresarial, com especialização em Gestão de Custos, Planejamento e Controle Financeiro, Avaliação de Investimentos e Gestão de Riscos.