Submissões

Submissões

Seguem abaixo listadas, as ementas de cada linha temática que deve orientar a elaboração dos artigos e resumos simples a serem inscritos no evento.

1)Gestão de Pessoas - GPE
Abordagens sobre o processo de gestão de pessoas como: recrutamento, seleção, treinamentos, desenvolvimento pessoal, plano de remuneração, endomarketing, liderança, gestão da qualidade de vida no trabalho, políticas e práticas de gestão, demissão, redução e retenção de empregados.

2)Gestão de Marketing - GMA
Estudos relacionados a administração do marketing, bem como: o comportamento do consumidor; cultura e consumo – suas influencias e práticas; marketing e a sociedade – os efeitos do marketing sobre a sociedades; analise do consumidor; tendências do novo consumidor; S.I.M. – Sistema de Informação de Marketing.

3)Gestão de Pública – GPU
Estudos, investigação e fundamentos teóricos relacionados a orçamento público – princípios, lei, execução; contabilidade pública – princípios, lei, fundamentos; planejamento e gestão pública no setor público – a qualidade na gestão pública; a relação entre estado e sociedade; finanças públicas; planejamento governamental.

4)Estratégia e Vantagem Competitivas - EVC
Competitividade virtual no Brasil. Sustentabilidade como vantagem competitiva. Administração estratégica de mercado. Vantagem competitiva no âmbito interno organizacional. Gestão estratégica de custos como vantagem competitiva. Cultura organizacional como estratégia competitiva. Atendimento ao cliente como vantagem de competitiva. Necessidades do consumidor como estratégia competitiva. Alianças estratégicas. Inovação como vantagem competitiva. Liderança estratégica como diferencial competitivo. Dificuldades na estratégia competitiva. Concorrência gerando competitividade.

5)Inovação e Tecnologia da Informação e Comunicação - ITI
TI nas empresas. Estratégias de TIC alinhadas ao negócio. TI como diferencial competitivo. Desenvolvimento de novas ideias. Modelos de gestão baseados em TIC. Comércio eletrônico. TIC como ferramenta de integração nas organizações. Hardwares e Softwares aliados a empresas. TIC como forma de redução de gastos.

6)Comportamento do Consumidor – CCO
O Comportamento do Consumidor. Tipologia do Comportamento do Consumidor. Fases do processo de decisão de compra. Variáveis de influência no Comportamento do Consumidor. Determinantes básicos do Comportamento do Consumidor e dos compradores organizacionais. O papel do indivíduo, do ambiente e da empresa nas decisões de consumo e compra. Os diferentes papéis desempenhados pelo cliente no processo de compra. O processo de compra e pós-compra.

7)Gestão de Operações e Logística - GOL
Práticas operacionais, conjuntos de conhecimentos e procedimentos logísticos, visão estratégica e sistêmica, estratégias para operações de serviços, estratégias e práticas logísticas para melhoria dos fluxos de serviços, operações sustentáveis e SCM (supply chain management).

8)Gestão Financeira - GFI
Finanças Empresariais: Decisões ao fazer um financiamento, decisões em um investimento, estratégias de gestão de riscos, globalização financeira, gestão de recursos de curto prazo, gestão financeira informal.

9)Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Organizacional – GCA
Mercados Complexos e Competitivos: Decisões mediante oscilação de mercado; E-COMMERCE como fenômeno comum nas empresas; Migração de Investimentos no território brasileiro; Arte de Negociar; Liderança e gerenciamento de pessoas, cultura e clima organizacional.

10)Gestão Empreendedora - GEM
Estudos que envolvam o Empreendedorismo em diferentes âmbitos das organizações pública e privada. Conhecimentos, habilidades e atitudes empreendedoras. Engendramento de oportunidades de trabalho inovadoras transformando-as em um negócio lucrativo. Empreendedorismo como forma de vantagem competitiva. Pesquisas que buscam adentrar no conhecimento a respeito das características de ambientes de fomento ao empreendedorismo

11)Casos de Ensino em Administração e Contabilidade - CAC
Estudos que compreendam a Contabilidade aplicada ao ensino de Administração. Estratégias de ensino da Contabilidade que podem ser utilizadas a favor da tomada de decisões administrativas. Situações reais de uma organização em determinados períodos que requerem a análise ou decisão gerencial dentro das áreas de Administração e Contabilidade. Conceitos teóricos associados à prática instigada pela Administração.

12)Gestão Ambiental e Sustentabilidade nas Organizações - GAS
Estudos e práticas sobre a implementação de estratégias fomentadas na Gestão Ambiental e Sustentabilidade em organizações com ou sem fins lucrativos. A ascensão da Gestão socioambiental. Políticas e diretrizes aplicadas no comportamento ético das instituições. Consciência ambiental e sustentável como estratégia competitiva.

13)Gestão Educacional - GED